Colégio Cruzeiro e DAAD organizam evento sobre as possibilidades de estudar na Alemanha após a escola

O Colégio Cruzeiro, em parceria com o DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), organizou um evento online para os alunos do Ensino Médio e seus responsáveis, com o objetivo de mostrar as possibilidades de estudar na Alemanha, tendo as graduações como foco principal, mas também falando um pouco a respeito dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

A apresentação foi realizada pela representante do departamento de marketing e comunicação do DAAD, Natália Trigo - que foi aluna do Colégio Cruzeiro -, contando com a colaboração dos Coordenadores de Língua Alemã do segmento na nossa escola, Sabine Goertz e Danilo Brito, respectivamente das unidades Centro e Jacarepaguá.

O primeiro assunto abordado no evento foi o porquê de estudar em uma instituição alemã, demonstrando as vantagens que o aluno terá com essa experiência, como a possibilidade de fazer parte de algumas das universidades mais bem colocadas no ranking das melhores do mundo e o fato do custo ser mais baixo do que na maioria dos outros países europeus e, até mesmo, do que em alguns lugares nos EUA.

Em seguida, a palestrante destacou que, na Alemanha, mais de 90% das vagas em universidades são oferecidas em instituições públicas, e que, ao contrário do que acontece no Brasil, não são completamente gratuitas, mas são relativamente baratas, com o pagamento de uma taxa semestral em torno de 100 a 500 EUR, incluindo outros benefícios, como transporte e alimentação, por exemplo.

Logo depois, Natália explicou como se apresenta o ensino na Alemanha após a escola, que, diferentemente do Brasil - que tem basicamente duas opções: o Ensino Superior e o Ensino Técnico -, disponibiliza ao candidato quatro alternativas, que são: Universität, Technische Universität, Fachhochschule e Kunst-und Musikhochschule.

Segundo ela, um dos principais requisitos para ingressar nas IES alemãs é o domínio do idioma do curso, que, no caso das graduações, geralmente é a língua alemã, exigida no nível C1 (fluência e linguagem acadêmica) - oferecido pelo Colégio Cruzeiro aos seus alunos. Já em relação à língua inglesa, é mais comum que ela seja encontrada apenas nos cursos de pós-graduação.

Para ingressar em uma universidade alemã, a palestrante mencionou algumas possibilidades, destacando dois tipos: o Studienkolleg e o Studienbrücke.

O Studienkolleg é um curso preparatório, realizado na Alemanha, que tem como objetivo preencher as lacunas do Ensino Médio do país de origem em relação ao mesmo segmento na Alemanha. Ele tem uma duração de 6 a 12 meses e, para fazer parte, é necessário realizar uma prova antes. O Colégio Cruzeiro oferece aos seus alunos todo o suporte e a orientação necessárias sobre os Studienkollegs, com palestras, material de apoio, reuniões, entre outras possibilidades.

O Studienbrücke é muito semelhante ao Studienkolleg, mas ele pode ser feito de maneira online, com uma duração de aproximadamente 1 ano. Outra característica é que ele é mais direcionado para as disciplinas de exatas e tecnológicas, como a matemática e a informática, por exemplo, explicou Natália que, destacou, ainda, que algumas universidades na Alemanha oferecem um acesso direto para o candidato. Portanto, nestes casos, para saber melhor sobre esta possibilidade é preciso pesquisar sobre o assunto no site da própria instituição.

Ao final da apresentação, contando com a colaboração dos Coordenadores Sabine Goertz e Danilo Brito, Natália Trigo respondeu às dúvidas dos presentes e também esclareceu um pouco melhor alguns assuntos para os participantes que enviaram perguntas durante a palestra.

Se você não teve a oportunidade de participar do evento e tem interesse em estudar na Alemanha, entre em contato com os nossos coordenadores através dos e-mails sabine.goertz@colegiocruzeiro.com.br e danilo.brito@colegiocruzeiro.com.br.

E, para quem quiser saber mais sobre o assunto, basta acessar o site do DAAD e acompanhar as suas mídias sociais, pois eles estão sempre atualizados com muito conteúdo importante para os alunos que desejam estudar na Alemanha.